terça-feira, 16 de junho de 2009

Ainda na década de 20: Benting, Macleod e Best

Os anos 20 começaram já a todo vapor com a descoberta de Nicolae Paulescu. Mas não se podia parar por ali né?! A ciência tinha de progredir e era isso que ia acontecer.

Em 1921, o médico canadense Frederick Banting, já bastante interessado no diabetes e no trabalho de Minkowski, viaja para Toronto a fim de encontrar J.J. Macleod com a idéia de “ligar duto pancreático do cão. Manter cão vivo até que acinos se degenerem, sobrando ilhotas. Tentar isolar solução interna delas e aliviar glicosúria”. A idéia não impressionara muito Macleod, mas mesmo assim Macleod deixou a disposição de Banting um laboratório de sua universidade, e um assistente, Charles Best, naquela época ainda estudante de medicina, e ainda dez cães antes de sair em suas férias de verão.

Como consistia o método de Banting e Best?

Primeiramente eles amarravam uma ligadura ao redor do ducto pancreático dos cães, e várias semanas depois, examinavam que as células pancreáticas tinham morrido e sido absorvidas pelo sistema imune, deixando milhares de ilhotas. Isolaram a proteína dessas ilhotas para produzir o que vinham chamando de isletina.

Macleod retornara da Europa, e agora se mostrava mais curioso com a pesquisa. Assim pediu uma contraprova para saber se o método realmente funcionava. O segundo ensaio funcionara. Em novembro de 1921, Macleod publicou os resultados. Contudo, havia um fator que enrolava o desenvolvimento do trabalho: a demora de seis semanas para retirar a isletina. Brilhantemente, Banting sugeriu que utilizassem pâncreas de bezerro, que ainda não teria desenvolvido enzimas digestivas, o que resultou em sucesso da empreitada.

O próximo passo foi a purificação da proteína. Para essa tarefa foi chamado ,em dezembro de 1921, o bioquímico James Collip. Em 11 de janeiro de 1922, a primeira injeção de insulina foi recebida por um jovem diabético, Leonard Thompson, que, infelizmente, teve uma reação alérgica severa pela impureza do extrato. Injeções adicionais foram canceladas. Após quase uma quinzena de dias com Collip trabalhando arduamente, este consegue melhorar o extrato. Houve uma nova injeção. Sucesso! Não só não houve efeitos colaterais, mas também eliminou os sintomas de diabetes.

Durante a primavera de 1922, Best melhorou as técnicas de preparo a ponto de poder extrair grandes quantidades de insulina, embora o extrato ainda permanecesse impuro. Entretanto, com oferta de ajuda de Eli Lilly (indústria farmacêutica estadounidense) o trabalho progrediu ainda mais. Em novembro de 1922, a Eli Lilly conseguiu a produção de grande quantidade de insulina bastante pura, que logo foi lançada no mercado.

Em 1923, Banting e Macleod foram agraciados com o prêmio Nobel de Fisiologia/Medicina. Banting acabou dividindo seu prêmio com Best e Macleod com Collip. Outro fato importante foi a venda da patente da insulina à Universidade de Toronto por apenas um dólar.
O prêmio Nobel de 1923 ainda causa uma certa polêmica, que será abordada mais adiante no blog.


Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Insulina
http://en.wikipedia.org/wiki/Insulin

Um comentário:

  1. Excelente explicação. Estou estudado sobre insulina encontrada em plantas na disciplina de Genética do meu curso Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia. E esta postagem me ajudou muito à entender sobre a descoberta da injeção de insulina.
    Parabéns e obrigada!

    ResponderExcluir