terça-feira, 23 de junho de 2009

A insulina até a década de 60


A insulina, depois do trabalho de Banting, tornava-se a nova arma da medicina para tratar o diabetes. Nos anos posteriores, a dieta de jejum prolongado foi substituída pelas injeções de insulina que melhoravam e muito os sintomas do diabetes. A garota Elizabeth Hughes, em questão de meses, saiu do estado de grande magreza para peso normal. Pôde ver-se crescendo e voltar à escola. Foi visto como um milagre o que aquele líquido fazia.
A insulina ainda era tirada de animais como bois e porcos que funcionavam até bem. Contudo, tinha alguns reveses como: não era totalmente compatível com o hormônio humano o que podia causar reações alérgicas e erupções na pele que resultavam em perda de tecido nos locais da injeção.
Como isso poderia ser melhorado?
Os pesquisadores se debruçaram sobre os livros e com o desenvolvimento de tecnologia cada vez mais avançada puderam estudar esse hormônio cada vez mais profundamente. Agora, todo conhecimento sobre a molécula de insulina seria útil para melhorar o tratamento de diabéticos. Foi exatamente na década de 50 que aconteceu mais uma descoberta envolvendo a insulina que rendeu um Nobel: em 1958, Frederik Sanger, biólogo britânico, determinou a seqüência exata de aminoácidos da molécula de insulina, a estrutura primária, sendo laureado com o Prêmio Nobel de Química. Já na outra década, em 1964 mais precisamente, outro Nobel foi concedido a uma pesquisadora que utiliza a cristalografia de raios X(técnica que permitiu a elucidação da estrutura tridimensional da insulina) em seu trabalho: Dorothy Crowfoot Hodgkin. Tal pesquisadora, formada em química, determinou a conformação espacial da molécula de insulina mediante estudos de difração de raios X. Nessa época(1969) ,Dorothy já havia sido laureada pelo seu trabalho com a vitamina B12 . Em outro post, serão abordados melhor o trabalho de Dorothy e de Sanger que os levaram ao Nobel.
Finalmente, nota-se que a insulina é realmente muito importante na história da humanidade. Até os anos 60, mesmo o tratamento utilizado sendo o da injeção de insulina animal no ser humano, salvou-se muitas vidas e melhorou sua qualidade bastante significativamente.
Referências bibliográficas:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Insulina
http://books.google.com.br/books?id=p4XSGPTzV_kC&pg=PA235&lpg=PA235&dq=dOROTHY+HODGKIN&source=bl&ots=qaw5VS1D4Q&sig=KWHzQCxBtVhkOJDYCcDRzgZaybY&hl=pt-BR&ei=5S49SuzVLcOktgfT1tge&sa=X&oi=book_result&ct=result&resnum=9 (pg 261)
http://saude.hsw.uol.com.br/insulina-e-diabetes1.htm

Sugestão de leitura:
http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0004-27302004000200005&script=sci_arttext

Nenhum comentário:

Postar um comentário