
O primeiro relato da insulina foi dado em 1889 por dois cientistas alemães, Von Mering e Minkowski, que descobriram que o pâncreas produzia uma substância, ou hormônio, capaz de controlar o açúcar no sangue e evitar os sintomas do diabetes. (Lembrando que o conceito de hormônio só foi bem estabelecido depois por Ernest H. Starling).
Fazendo experiências com animais perceberam que o pâncreas de cachorros produzia um composto químico que se opunha ao diabetes. Sua experiência consistiu em remover o pâncreas de um cão a fim de averiguar se aquele órgão seria essencial à vida. Após a cirurgia, eles verificaram que o animal exibia os sintomas típicos da diabetes severa, incluindo poliúria com glicosúria, sede insaciável e hiperglicemia.
Fonte: http://www.diabetes.org.br/aprendendo/historia/historiaprimeiros.php
Mais uma vez vemos a grande participação de animais no avanço da ciência! No processo historico da insulina percebe-se sua importancia, uma vez que sem o sacrificio de animais naquela época, até hoje milhares morreriam por ausencia de tratamento de doenças como diabetes...
ResponderExcluirParabéns pelo blog!