terça-feira, 16 de junho de 2009

Primeiros Relatos - Experiência de Minkowski


O primeiro relato da insulina foi dado em 1889 por dois cientistas alemães, Von Mering e Minkowski, que descobriram que o pâncreas produzia uma substância, ou hormônio, capaz de controlar o açúcar no sangue e evitar os sintomas do diabetes. (Lembrando que o conceito de hormônio só foi bem estabelecido depois por Ernest H. Starling).

Fazendo experiências com animais
perceberam que o pâncreas de cachorros produzia um composto químico que se opunha ao diabetes. Sua experiência consistiu em remover o pâncreas de um cão a fim de averiguar se aquele órgão seria essencial à vida. Após a cirurgia, eles verificaram que o animal exibia os sintomas típicos da diabetes severa, incluindo poliúria com glicosúria, sede insaciável e hiperglicemia.
Logo após esse experimento, diversos pesquisadores tentaram sem muito sucesso tratar o diabetes com a administração de extratos de pâncreas retirados de animais. Contudo, por aquela substância ainda não ser bem compreendida os tratamentos não eram eficazes. Essa história só teve uma reviravolta no início da década de 20, o que mudaria para melhor a vida dos pacientes que sofriam de diabetes.

Fonte: http://www.diabetes.org.br/aprendendo/historia/historiaprimeiros.php

Um comentário:

  1. Mais uma vez vemos a grande participação de animais no avanço da ciência! No processo historico da insulina percebe-se sua importancia, uma vez que sem o sacrificio de animais naquela época, até hoje milhares morreriam por ausencia de tratamento de doenças como diabetes...
    Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir