terça-feira, 16 de junho de 2009

Inaugurando...

A insulina, hormônio responsável pela regulação da glicemia no organismo (mais especificamente a redução da glicemia) começa a ser descrita em 1889, ainda que de forma precária. No referido ano, dois cientistas alemães, Von Mering e Minkowski, pesquisadores do Diabetes, descobriram que uma substância que era produzida no pâncreas tinha a capacidade de controlar o açúcar no sangue e impedir os sintomas do Diabetes. Até então o termo hormônio não era empregado.

Até então, porém, a Insulina em si não havia sido descoberta, uma vez que não se tinha isolado essa substancia do pâncreas. A descoberta, que mais tarde renderia o premio Nobel em Medicina (1923) aos seus autores, se inicia no ano de 1922 e é concretizada pelos pesquisadores Banting, Best, Collip e MacLeod, na Universidade de Toronto.

A primeira injeção de insulina em humanos ocorreu em janeiro de 1922 em Leonard Thompson, que sofreu de certos efeitos colaterais provocados pela precária purificação da proteína. Após novas purificações e aplicações, a melhora e os resultados foram sentidos de forma significativa. Apesar de isso ter sido um avanço significativo no tratamento do diabetes, a expectativa de vida dos pacientes ainda era relativamente baixa e, portanto, o preparo de insulina necessitava de claras melhorias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário