terça-feira, 23 de junho de 2009

Prêmio Nobel de Medicina/Fisiologia de 1923


Não há dúvida do quão importante foram os trabalhos de Nicolae Paulescu e da equipe de Banting que possibilitaram o tratamento de diabéticos por meio de injeções de insulina. Contudo, várias figuras da ciência e até indivíduos que conhecem um pouco da história da insulina já tomaram partido quanto à seguinte questão: É a equipe de Banting a verdadeira merecedora do Nobel de 1923 ou Nicolae Paulescu quem realmente deveria tê-lo recebido? Daqui a alguns anos já será o centenário da entrega desse prêmio e para não deixá-los de fora dessa discussão vamos apontar os pontos de vista de cada um dos lados e você vai poder tirar suas conclusões.
.Paulescu foi quem realmente publicou o primeiro trabalho(1921) sobre a diminuição da glicosúria ao se aplicar extratos pancreáticos aquosos em cães. É claro que os primeiros trabalhos sobre esse assunto não foram dele (Zuelzer e Kleiner), contudo ele foi o primeiro a publicar, o que realmente conta oficialmente.
.É apontado por muitos como o verdadeiro descobridor da insulina. (Foi de fato reconhecido somente meio século após a primeira patente).
Por que o Prêmio Nobel de medicina de 1923 foi então dado a equipe de Banting?
.A comissão do Karolinska Institutet, que indica os laureados ao Prêmio Nobel de Medicina, afirmou que a escolha da equipe de Banting como a vencedora se deve ao fato de terem sido eles quem primeiro criaram a extração prática da insulina. No entanto, o que é conhecido pela maioria das pessoas e está até em sites(
http://www.nobelpreis.org/portugues/medizin/macleod.htm) é que foram agraciados pela descoberta da insulina.
Por fim, não é intenção de nenhum componente do grupo tomar partido nessa discussão. Com certeza o prêmio Nobel dado à Banting e Mcleod não foi desmerecido, ora porque o bem que fizeram à humanidade ao possibilitar o tratamento de diabéticos por meio de injeções de insulina é imensurável. O que realmente deve-se parar para pensar é se o Nobel deveria ser pela descoberta da insulina. Contudo, finalmente há de se reconhecer a grande importância de Nicolae na história da insulina, pois foi reconhecido como o descobridor e também um precursor de fundamental importância. Para saber mais sobre a descoberta da insulina leia o livro de Michael Bliss: The Discovery of Insulin.
Referências bibliográficas:

Um comentário: